O Keuken é um restaurante de fast-food inteiramente financiado por crowdfunding e com o objetivo de economizar tempo aos londrinos ao mesmo tempo que oferece soluções de refeição take-away saudáveis e nutritivas.
É constituído por uma parede de máquinas instaladas diretamente em frente da cozinha, o que significa que os clientes podem adquirir uma refeição rápida acabada de preparar simplesmente encostando o cartão de crédito ou telemóvel na máquina e retirando a sua comida.
Por forma a minimizar o tempo de espera para os clientes, para reduzir custos de produção e para evitar os riscos de dinheiro falso ou roubo, as máquinas possuem exclusivamente pagamentos cashless aceitando pagamentos em cartão, contactless e outros pagamentos como ‘Apple Pay’ e ‘Google Wallet’.
Vê o vídeo:
Toda a insfrastrutura que tornou possível a implementação do Keuken foi construída pela Wiinga no que diz respeito à plataforma de gestão e comunicação de toda a loja e pelos nossos parceiros da Digital Media Vending no desenho e construção das máquinas.
A comunicação entre os clientes, máquinas, cozinha e administração é gerida pela plataforma construída pela Wiinga, que alia a flexibilidade de uma aplicação web à interação com as máquinas permitindo uma gestão remota da loja com informações e estatísticas em tempo-real.
Do ponto de vista da gestão, o gerente tem completo controlo da loja através da plataforma conseguindo definir, entre outros:
- as refeições à venda e em que compartimento em particular
- os preços dos produtos à venda (podendo alterar os mesmos em qualquer altura)
- cupões de desconto
- vendas e descartes em tempo-real
Todas as informações são passadas à cozinha através de um ecrã com o esquema de loja atualizado pela plataforma em tempo-real.
Do ponto de vista da administração, e uma vez que todas as transações e ordens operacionais da gestão são feitas a partir da plataforma, estão disponíveis um enorme conjunto de métricas, de entre as quais se destacam:
- número de vendas e descartes de comida
- lucros e despesas
- comparação entre vendas e estado do tempo
Demorando apenas 15 segundos para que o cliente entre, escolha, paga e saia, o Keuken foi eleito pela TimeOut como o restaurante de fast-food mais rápido de Londres. Vê o vídeo abaixo: